Uma portaria divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social determina que, a partir de 2022, a prova de vida do INSS deverá ser feita com base no mês de aniversário do segurado. Lembrando que, até dezembro de 2021, os segurados que não realizarem o procedimento não terão os benefícios suspensos.
- 14º salário do INSS (abono extra) ainda será pago em 2021?
- Quem pode sacar o abono PIS/Pasep em 2022? Confira todas as regras
Prova de vida do INSS: quais as novidades?
Uma das mudanças principais é que o procedimento será realizado de forma eletrônica. Para isso, será necessário usar a biometria cadastrada para usar o cartão magnético.
Caso o segurado não tenha ativado o uso da biometria em atendimento eletrônico, será preciso apresentar o documento oficial com foto no atendimento presencial da agência. O procedimento pode ser realizado pelo beneficiário ou um representante legal ou procurador cadastrado no Instituto.
Conforme a portaria que determinou as novas regras, as instituições bancárias devem facilitar e auxiliar na locomoção de segurados com idade acima dos 80 anos. Além disso, outras medidas que devem ser adotadas pelos bancos, confira:
- INSS precisa enviar dois pagamentos com bloqueio aos bancos no caso de ausência da prova de vida;
- Os pagamentos serão suspensos caso, logo após o bloqueio, a comprovação não seja realizada;
- Serão cancelados os benefícios com suspensão superior a seis meses.
Reativação do benefício
Após de cancelado o benefício, o segurado deve realizar a ativação do seu benefício utilizando a biometria, junto ao app “Meu INSS”.
A prova de vida pode ser agendada também no site do “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Vale lembrar que os segurados que fizeram a comprovação de vida em 2021 também deverão realizar nova prova no mês do seu aniversário.