Uma das bandeiras do atual governo tem sido realizar o alinhamento do conhecimento básico com a preparação técnica. Diante disso, o Ministério da Educação – MEC está oferecendo 90 cursos online e totalmente gratuitos, sobretudo para preparar jovens para o mercado de trabalho.
- A partir do salário mínimo 2022, benefícios do INSS serão reajustados
- Novo ensino médio deverá começar em 2022; confira as mudanças
Ao todo, são 12 áreas diferentes que os estudantes podem escolher e fazer algum dos 90 cursos que possuem especializações diversas. Cada curso tem uma carga horária e uma quantidade de módulos específicos. Também apresentam prazos diferentes para conclusão. Outro fator interessante é que os cursos, além de ajudar a incrementar o currículo, ainda poderão nortear a área que o estudante poderá seguir.
Os cursos se subdividem nas seguintes categorias de especialização:
- Ambiente e Saúde;
- Ciências Exatas;
- Ciências Humanas;
- Desenvolvimento Educacional e Social;
- Gestão e Negócios;
- Idiomas, Línguas e Literatura;
- Informação e Comunicação;
- Produção Alimentícia;
- Produção Cultural e Designer
- Recursos Naturais;
- Segurança;
- Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Cada área oferece vários cursos diferentes que podem ampliar o conhecimento do estudante.
Como se inscrever
O primeiro passo a se fazer é entrar na plataforma Aprenda Mais e realizar um cadastro. Ao acessar a página, o aluno verá na parte superior no canto direito a opção “Você ainda não se identificou (Acessar)”. Basta clicar e preencher com as informações solicitadas.
Já dentro da plataforma, é necessário escolher a respectiva área e o curso. Em seguida, após escolher o curso e clicar sobre ele, abrirá uma página com todas as informações sobre aquele curso, módulos e demais informações.
É só começar a fazê-lo baixando cada módulo existente. Ao final, o MEC oferece um certificado de conclusão do respectivo curso.