A Caixa Econômica Federal anunciou a abertura de um programa de microcrédito no aplicativo Caixa Tem. Os valores concedidos variam entre R$ 300 e R$ 1 mil, podendo ser parcelados em até 24 vezes.
- Confira multas que suspendem a CNH durante dois anos
- Auxílio emergencial: Caixa libera saque da 7ª parcela para novo grupo
Os empréstimos poderão ser contratados por aproximadamente 100 milhões de clientes, como pessoa física ou jurídica (para aqueles que pretendem investir no negócio próprio), com taxa de juros mensal de 3,99%.
De acordo com o Banco Central, o crédito pessoal tem uma taxa média de juros mensal de 5,03% que resultam em 80,2% ao ano. Desse modo, percebe-se que os juros mensais de 3,99% do microcrédito do Caixa Tem estão abaixo da média de mercado.
Como solicitar empréstimo na Caixa Tem?
O cliente que queira solicitar o microcrédito pode fazê-lo pelo próprio celular. Essa funcionalidade está liberada no aplicativo Caixa Tem. A solicitação do crédito estará sujeita à aprovação e o nome não pode estar negativado no Serasa e SPC.
No entanto, para ter acesso ao empréstimo, o usuário do aplicativo precisa fazer uma atualização cadastral, que será organizada de forma escalonada conforme o mês de aniversário do cliente. Veja o calendário a seguir:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 27/9;
- Nascidos em março e abril: 18/10;
- Nascidos em maio e junho: 8/11;
- Nascidos em julho e agosto: 29/11;
- Nascidos em setembro e outubro: 13/12;
- Nascidos em novembro e dezembro: 27/12.
Inscritos no extinto Bolsa Família não podem contratar os empréstimos.
Tipos de empréstimo
A Caixa está com duas opções de microcrédito, que estão sujeitas a análise de risco de crédito (com prazo de até 10 dias). Além disso, a análise do empréstimo vai considerar o histórico financeiro, o cadastro do usuário e a avaliação de crédito.
As opções são as seguintes:
- Crédito Caixa Tem Pessoal – para clientes usarem no que precisar, inclusive em despesas pessoais, como pagamentos de dívidas;
- Crédito Caixa Tem para o Seu Negócio – para investimentos produtivos no negócio. Podendo ser aplicado, por exemplo, no pagamento de fornecedores, contas de água, luz, internet, aluguel e compra de matérias-primas ou mercadorias para revenda.