Certificado de vacinação pode se tornar obrigatório em todos os estados

Com o certificado ou passaporte, o cidadão vai garantir que seja permitido sua circulação em espaços públicos ou privados onde há restrição de acesso.

Os senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Jader Barbalho (MDB-PA) e Acyr Gurgacz (PDT-RO) apresentaram projetos que podem tornar obrigatória a apresentação de um documento, uma espécie de certificado de vacinação.

continua depois da publicidade

Esse certificado ou passaporte será concedido para as pessoas que já foram vacinadas com o ciclo completo de imunizantes contra COVID-19. Com o documento, essas pessoas terão acesso livre a feiras, shows, eventos e congressos em ambientes com aglomerações.

Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária

A criação do Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária, que é de autoria do senador Carlos Portinho, foi aprovada pelo Senado Federal. Agora, a proposta foi encaminhada para a análise dos parlamentares na Câmara dos Deputados.

continua depois da publicidade

Com o certificado ou passaporte, o cidadão vai garantir que seja permitido sua circulação em espaços públicos ou privados onde há restrição de acesso. Esse documento garantirá que as pessoas vacinadas e que testaram negativo tenham liberdade de circulação.

Em entrevista na Rádio Senado, Portinho ainda reforçou que a medida tem como objetivo conter a pandemia e evitar a proliferação do vírus da COVID-19, sem tirar os direitos individuais e sociais da população.

Muitos países já estão exigindo o comprovante ou certificado de imunização contra a COVID-19. Seja para entrar no país ou para frequentar os lugares como bares, restaurantes, eventos ou shows. Dessa forma, as pessoas podem evitar que o vírus circule.

continua depois da publicidade

Aqui no Brasil, em alguns municípios, já foram adotadas essas medidas restritivas com apresentação de um certificado ou comprovante de vacinação para os ambientes fechados que costumam aglomerar.