Em razão da crise econômica e, por consequência, a alta inflação, os menos favorecidos têm que contar cada vez mais com os auxílios sociais. É por meio deles que milhões de famílias têm segurado o seu sustentos. Em alguns cenários, é possível acumular dois benefícios, mas será que o auxílio emergencial e Bolsa Família podem ser pagos juntos?
Posso receber Auxílio Emergencial e Bolsa Família juntos?
A resposta direta ao questionamento é não. Conforme previsto na Medida Provisória que estabelece as regras para a concessão do auxílio emergencial, não é possível acumular os dois benefícios. O que o governo faz é avaliar os benefícios e garantir ao cidadão aquele que for mais vantajoso.
Dessa forma, as famílias contempladas com o Bolsa Família têm o pagamento substituído pelo valor do auxílio emergencial. Em alguns casos, porém, quando o Bolsa Família tem um valor maior, ele será mantido.
Auxílio Brasil
O substituto para o Bolsa Família, o Auxílio Brasil, deve ser lançado até o final de 2021. O governo estuda, no entanto, a fonte de financiamento do novo distribuidor de renda.
Aqueles que são cadastrados no Bolsa Família, desde que tenham os dados atualizados no CadÚnico, poderão ser inseridos automaticamente no programa. O objetivo do Auxílio Brasil é o de integrar alguns benefícios às famílias em um único programa subsistente.
A expectativa é de que o valor do benefício chegue a R$ 300,00 aos beneficiários. Considera-se que pelo menos 12 benefícios poderão ser incrementados ao novo programa:
- Benefício Primeira Infância;
- Benefício Composição Familiar;
- Benefício de Superação da Extrema Pobreza;
- Auxílio Esporte Escolar;
- Bolsa de Iniciação Científica Júnior;
- Auxílio Criança Cidadã;
- Auxílio Inclusão Produtiva Rural;
- Auxílio Inclusão Produtiva Urbana;
- Benefício Compensatório de Transição;
- Emancipação e microcrédito;
- Alimenta Brasil.