Facebook anuncia novo nome de sua controladora; veja qual foi o escolhido

Mark Zuckerberg afirmou que o novo nome de sua controladora faz parte de seu projeto de construção do metaverso. Saiba mais.

Depois de tanto se falar nas mudanças do Facebook, a empresa resolveu anunciar oficialmente o novo nome de sua controladora. Como alguns sites especializados nos EUA já haviam previsto, a nova nomenclatura do “Facebook Inc.” terá justamente a nova filosofia conceitual em desenvolvimento: Metaverso. O nome será “Meta” fazendo, justamente, alusão à tecnologia de realidade aumentada.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, esse novo nome será utilizado para se referir à marca responsável pelos aplicativos Instagram e WhatsApp, bem como pela rede social Facebook. Vale reforçar que a mudança de nome diz respeito à marca que engloba os programas. A rede social Facebook continua com o mesmo título.

Na conferência online de realidade aumentada e virtual, transmitida diretamente da sede do Facebook, o presidente-executivo, Mark Zuckerberg, afirmou que o nome faz parte de seu projeto de construção do metaverso. Ele afirmou que mudará o conceito e nome de sua controladora, mas não mudará a estrutura corporativa.

continua depois da publicidade

O anúncio de Zuckerberg feito nesta quinta-feira (28), durante o Facebook Connect, girou totalmente em torno do tema realidade aumentada e virtual, que, visivelmente, tornou-se prioridade da empresa. Ele afirmou que tem pensado muito neste conceito.

Zuckerberg comparou o metaverso com as redes sociais quando essas foram iniciadas. Além de apresentar o novo nome, o presidente-executivo ainda falou de mudanças que serão implantadas em recursos de redes sociais, jogos e ambientes de trabalho. Uma dessas novidades anunciadas por Zuckerberg será a capacidade de chamadas de vídeo no Messenger, com realidade virtual.

Foram diversas novidades que entraram neste mundo futurista desenhado por Zuckerberg que muitos ainda não acreditam muito, mas que são revolucionários. A empresa terá o Facebook Horizon, que permitirá que as pessoas construam uma casa virtual, escolham mobília e convidem pessoas para eventos virtuais em sua casa.

continua depois da publicidade

De acordo com Zuckerberg, em breve, essa realidade estará disponível nos dispositivos de realidade virtual da Oculus, empresa que é um braço do Facebook. Assim, o Horizon permitirá três realidades virtuais diferentes, cada uma para o seu propósito. O Horizon Home será para a criação dessas casas virtuais, o que possibilita toda a criação e ornamentação conforme o gosto do usuário.

Também entrará o Horizon Worlds, que será um espaço para encontros de eventos virtuais, tais como: festas, shows entre outros. Isso poderá possibilitar, por exemplo, que um artista famoso realize um show para milhões de pessoas ao redor do mundo em um espaço virtual, em que elas possam se sentir dentro da festa e na segurança e privacidade de casa.

Já para o mundo corporativo, o Facebook desenvolve o Horizon Workrooms em que podem ser realizadas reuniões de trabalho. Outro detalhe dentro da realidade do metaverso é a possibilidade de as pessoas encarnarem uma imagem por meio de um avatar. O indivíduo poderá ter a imagem nesse mundo virtual que melhor lhe agradar, podendo ser até um monstro caso queira.

continua depois da publicidade