Servidores da Bahia já podem pedir contracheques pelo WhatsApp

A solicitação do recebimento do contracheque pelo WhatsApp é feita por meio do acesso restrito do Portal de Serviços do RH Bahia.

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (27/10), que os servidores da Bahia podem solicitar o recebimento de contracheques via WhatsApp. Esse novo serviço estará disponível aos mais de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do estado da Bahia.

continua depois da publicidade

Esse recurso é uma é uma iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio de uma parceria entre a sua Superintendência de Gestão e Inovação (SGI) e a equipe do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado.

A intenção do novo serviço é oferecer mais comodidade para o funcionalismo público estadual. Segundo Anderson Prazeres, superintendente de Gestão e Inovação, o recurso é uma iniciativa pioneira do governo baiano. O único estado da Federação a oferecer um serviço parecido é do governo de Goiás, por meio do Telegram.

continua depois da publicidade

De acordo com Wilson Freitas, gestor de negócio do RH Bahia, a disponibilização desse novo serviço é uma medida de modernização muito importante na Gestão de Pessoas do Estado, permitindo que os servidores tenham acesso rápido e seguro às suas informações pessoais e funcionais online.

Como receber contracheque pelo WhatsApp?

A solicitação do recebimento do contracheque pelo WhatsApp é feita por meio do acesso restrito do Portal de Serviços do RH Bahia, com seu login e senha. Ao acessar a plataforma:

  • Vá na barra azul, no topo da tela e selecione a opção “Dados Cadastrais”;
  • Em seguida, escolha “Pessoais”;
  • Você verá a opção “Contracheque WhatsApp”, selecione-a;
  • Você irá cadastrar seu número e assinar um termo atestando que o aparelho cadastrado é de uso exclusivo;
  • Depois, o servidor deve enviar mensagem de WhatsApp para o número do Assistente Virtual (71 3115-0100) e seguir as orientações que aparecerão na tela.

Lembrando que esse envio não será realizado automaticamente todos os meses. A solicitação só é válida para o envio seguinte. Então, todas as vezes que esse recurso for necessário, o servidor precisa fazer uma nova solicitação junto ao Assistente Virtual.

continua depois da publicidade