Ainda em fase de testes, o Facebook anunciou na última terça-feira (19) que desenvolverá uma carteira para criptomoedas. O projeto piloto é uma parceria com as empresas Paxos Trust e Coinbase. Inicialmente, o recurso estará disponível apenas nos EUA e na Guatemala.
- Justiça libera 1,3 bilhão em benefícios atrasados do INSS; saiba quem recebe
- Quem terá direito às parcelas do Auxílio Brasil, novo Bolsa Família?
Batizado de “Novi”, essa carteira digital possibilitará aos usuários enviarem e receberem fundos de forma instantânea. O Facebook promete ser um processo 100% seguro e não acarretará em custos aos usuários. A escolha pela Guatemala para início dos testes é devido à parceria econômica feita com os EUA, em que as remessas de dinheiro são realizadas estrategicamente entre os dois países.
Na fase de testes, o Facebook avaliará as funcionalidades da carteira e o atendimento ao cliente, entre outros detalhes. Os depósitos na plataforma serão inicialmente convertidos, automaticamente, em Pax Dollar (USDP). A moeda é considerada forte porque está em sintonia com o dólar americano.
Pax Dollar é a centésima no ranking de moedas no mundo e, diante dessa posição, o processamento de pagamentos é mais rápido. Chamou a atenção de alguns usuários e operadores do mercado de criptomoedas a ausência do Diem (moeda virtual desenvolvida pelo próprio Facebook).
O Diem possui seu valor em consonância com várias outras moedas. Um dos motivos que podem justificar a ausência do Diem é sua queda após enfrentar muita pressão regulatória nos EUA.