Preço do diesel deve ser “resolvido” nesta semana, afirma Bolsonaro

Preço do diesel vem aumentando periodicamente ao longo de 2021. Caminhoneiros ameaçam realizar greve em 01 de novembro.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o preço do diesel deve ser “resolvido” ainda nesta semana. A fala ocorreu durante uma cerimônia ocorrida no município de São Roque de Minas, no estado de Minas Gerais.

continua depois da publicidade

O valor do diesel vem sendo uma das preocupações do governo federal. O combustível é muito utilizado por caminhoneiros, considerados como fundamental para o funcionamento do país, já que o sistema de transporte brasileiro é essencialmente rodoviário.

Preço do diesel deve ser “resolvido”

De acordo com Bolsonaro, a inflação do país está um pouco acima do que era previsto e que o governo vem trabalhando para melhorar a situação econômica. O presidente citou o auxílio emergencial e o preço do diesel.

continua depois da publicidade

“Se Deus quiser, nós resolveremos, nesta semana, a questão do auxílio emergencial, como também devemos resolver, nesta semana, a questão do preço do diesel”, disse Bolsonaro durante o evento em Minas Gerais, sem dar mais detalhes.

A fala se deve a pressão realizada pelos caminhoneiros. Em setembro, a Petrobras anunciou que o diesel sofreria alta de 8,9% nas refinarias, o que fez com que o combustível chegasse a quase R$ 5 em vários postos. Com isso, a taxa de lucro dos fretes caiu, gerando descontentamento na categoria.

Greve pode aumentar a inflação

O governo federal tem pressa para resolver a questão do diesel. Representantes dos caminhoneiros já afirmaram que uma greve de quinze dias foi marcada pela categoria, em todo o país, caso o preço do combustível não seja reduzido.

Apesar da ameaça, o governo federal não acredita que a greve teria uma grande adesão no primeiro momento. Mas, se o diesel continuar subindo, o movimento pode crescer.

continua depois da publicidade

Uma greve de caminhoneiros deve prejudicar ainda mais a economia do país, provocando falta de alimentos, produtos de higiene, entre outros. Com isso, a tendência é que a inflação dispare ainda mais, já que faltariam produtos nas prateleiras.