No estado do Ceará, região nordeste do país, o governo desenvolveu o programa CNH Popular, que possibilita a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. O problema é que a plataforma para cadastro vinha apresentando instabilidades de acesso desde o seu lançamento.
- Open Banking será integrado ao Pix em breve; saiba o que mudará
- Com novo projeto-piloto, INSS permite pedidos de benefícios em cartórios
Nesta segunda-feira (18), foi anunciado que a plataforma já havia voltado ao normal e está sendo totalmente possível fazer o cadastro para participar do programa. O sistema ainda apresenta certa lentidão, porém o Detran/CE informou que isso ocorre devido ao alto número de acessos na plataforma.
O programa irá beneficiar, neste primeiro momento, cerca de 25 mil cidadãos que não possuem condições de tirar a habilitação. Foi informado que serão 20 mil CNHs para o interior do estado e outras 5 mil para Fortaleza.
Quem pode se cadastrar no CNH Popular?
O programa é voltado para pessoas com deficiência (PcDs), egressos do sistema carcerário e beneficiários do programa Bolsa Família. Já em relação aos municípios cearenses, são observados os seguintes critérios:
- Número de habitantes;
- Número de veículos registrados.
De igual modo, é necessário que o município possua sua própria autarquia de trânsito, ou seja, tenha municipalizado o trânsito (ou pelo menos tenha processo/pedido de municipalização).
Como participar do programa?
Para se cadastrar, é necessário acessar o site do Detran do estado do Ceará. Na lateral direita, os interessados devem clicar na opção “Inscreva-se Aqui – Programa CNH Popular”. Já na página, que demora um pouco para abrir, será preciso assinalar a modalidade “Primeira Habilitação”, informar o CPF e continuar.
Após preencher a ficha com questionário online, com informações de profissão, renda, entre outros, será necessário enviar os documentos comprobatórios, tais como RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros. É importante informar os dados corretamente e, também, telefone e e-mail. O acompanhamento é feito na mesma plataforma.