O feriado de Nossa Senhora Aparecida (e Dia das Crianças), que ocorreu nesta terça-feira (12/10), foi riscado da lista de feriados nacionais em 2021. Assim, restam somente três feriados nacionais com possíveis emendas até o final do ano.
- “Dedos de Covid”: pesquisadores identificam causa dos sintomas
- Lucro do FGTS: entenda quando é possível resgatar o dinheiro de sua conta
Dos próximos feriados nacionais, o que terá uma possível emenda (mais de um dia de folga), é o dia de Finados, em 02 de novembro, que vai cair numa terça-feira. Confira a seguir a lista dos feriados nacionais que ainda vão acontecer neste último bimestre de 2021:
- 02 de novembro (terça-feira): Dia dos Finados;
- 15 de novembro (segunda-feira): data da Proclamação da República;
- 25 de dezembro (sábado): Natal.
Mais feriado à vista
O Projeto de Lei (PLS) 482/2017 propõe a valorização da luta contra o racismo por meio da celebração do dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.
Conforme projeto que foi aprovado em comissão do Senado, apenas cinco estados nacionais adotam o dia como feriado, mas há expectativas de que se torne um feriado nacional em breve.
Feriados e o cenário de pandemia no país
Antes da pandemia, os feriados representavam uma oportunidade para descansar, reunir a família ou curtir viagens. Algo que mudou bastante nos últimos dois anos.
Mas, com o avanço da campanha de vacinação contra COVID-19, que vai permitir a retirada ou flexibilização das medidas de restrição de circulação devido a pandemia, os próximos feriados podem experimentar uma realidade diferente.
Há expectativa de um crescimento no turismo interno, em destinos como o Rio de Janeiro. No entanto, ainda será indispensável preservar os cuidados sanitários, como o uso de máscaras e álcool em gel, além de evitar aglomerações.