O Score é fundamental para avaliação do mercado de crédito ao consumidor. Ele influencia de forma direta esse processo que envolve, sobretudo, ações de financiamentos e empréstimos por parte de instituições financeiras. Supervisionado pelo Serasa, o score não é nada mais que uma pontuação do respectivo cliente em seus hábitos com os credores.
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A pontuação vai de 0 a 1.000 e avalia o comportamento do cliente com o comércio, tais como: pagamentos em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e, igualmente, a atualização dos dados que constam no sistema. Muita gente não consegue linhas de crédito justamente por apresentar uma pontuação baixa no score.
Essa pontuação tem uma soma em relação aos riscos do investimento naquele respectivo cliente. As instituições financeiras e comércios avaliam criteriosamente o score no momento de conceder o crédito. Esse gráfico possui o seguinte indicativo:
- Pontuação de 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- Pontuação de 300 a 700 pontos: médio risco de inadimplência;
- Pontuação de 700 a 1.000: baixo risco de inadimplência.
Assim, baseado nessa pontuação, o cliente poderá ter aumento significativo em seu score e adquirir valores maiores no momento de uma liberação de crédito ou aquisição de produtos no prazo. Por esse motivo, é importante realizar algumas medidas que projetam o aumento da pontuação do seu score.
Como aumentar o Score
Inicialmente, vamos pontuar quais os principais elementos que levam alguém a ter um score maior. O que mais implica numa baixa pontuação é a não quitação de dívidas, atrasos recorrentes, dados não atualizados, não ter o registro no cadastro positivo, excesso de consultas ao CPF, entre outros.
Pagando as dívidas
Ter o nome no Serasa já é uma baixa muito grande para a pontuação, haja vista que o próprio Serasa Experian já faz esse cruzamento de dados e avalia a inadimplência do cliente.
Atualmente, existem diversas formas de negociação de dívida para negativados (até mesmo na própria plataforma). Muitas dessas negociações envolvem descontos que ajudam o cidadão a sair da inadimplência.
Não atrase suas contas
Recorrentes atrasos em dívidas também colaboram para que a pontuação no score tenha uma tendência a ser baixa. Isso ocorre porque muitas empresas chegam a acionar o serviço para protestar a dívida. O melhor a se fazer é, de fato, manter as contas em dia. Isso ajuda até mesmo o cliente a não acumular contas e, depois, acabar se tornando uma bola de neve.
As demais dicas envolvem manter o cadastro sempre atualizado com suas informações. Ter o registro no Cadastro Positivo é um dos fatores que mais ajudam a aumentar o score. Esse cadastro é como se fosse um boletim de suas atuações junto ao mercado. Nele, constará seus pagamentos de dívidas, sejam elas no comércio ou em instituições de concessão de crédito.
Sempre é realizado um cruzamento dos dados e estando tudo em dia a sua pontuação será, automaticamente, aumentada. Agora que você já sabe quais os trâmites para aumentar seu score, é só colocar em prática e desfrutar de forma consciente dos benefícios de uma boa reputação com o mercado.