As inscrições para os isentos que não participaram do Enem no ano passado, devido ao contexto de pandemia, podem ser feitas até as 23h59 do domingo, dia 26 de setembro. Para efetuar a inscrição, é só acessar a edição 2021 na Página do Participante.
- Com alta no preço dos automóveis, IPVA deve ficar mais caro
- Boticário abre inúmeras vagas de emprego; saiba como concorrer
Os isentos farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Essas datas são as mesmas dos exames para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O prazo de inscrição foi aberto no dia 14 de setembro por cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) exigiu que os candidatos que foram isentos no ano passado comprovassem os motivos de não terem feitos o exame. Agora, a determinação da justiça garante que esses candidatos se inscrevam sem necessidade de comprovação.
Com as novas datas para esse grupo de isentos do ano passado, os participantes terão também até domingo para fazer a solicitação do atendimento especializado. Já a solicitação de tratamento por nome social poderá ser feita até a segunda-feira, dia 27 de setembro. Lembrando que eles farão as provas, exclusivamente, no modelo impresso. Essas informações estão no edital complementar do Enem 2021.
Número parcial de inscritos do Enem 2021
Já em relação aos candidatos que efetuaram as inscrições no período estabelecido pelo Inep, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. O MEC informou que 3.109.762 pessoas tiveram as inscrições confirmadas para o exame deste ano.
Esse número de participantes corresponde ao total de inscritos nas versões do exame impressa e digital. Serão 3.040.871 inscritos para fazer a prova na versão impressa, além de 68.891 participantes na versão digital.