Consumo de energia: bônus para redução voluntária já está valendo; veja como funciona

Além da bonificação, o consumidor terá descontos importantes na conta de luz, caso alcance a meta estipulada pelo governo.

Desde o dia 1º de setembro, já está valendo o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. Ele foi criado pelo governo em meio à pior crise hídrica do país nos últimos 91 anos. Essa é uma das medidas que visa controlar o problema, que aumentou por várias vezes a tarifa de energia elétrica.

continua depois da publicidade

A expectativa é de que, até o mês de dezembro deste ano, a medida possa perdurar. Ela consiste em proporcionar um bônus de R$ 50,00 para cada 100 kwh economizados. As reduções de 10% a 20% serão bonificadas conforme o projeto do governo federal. É importante frisarmos que não há uma bonificação especial para quem economiza 20% ou mais; será a mesma quantia.

Como funciona a análise

Os parâmetros para análise serão os registros de consumo no período de setembro a dezembro de 2020 em relação a 2021. Portanto, caso os números apresentem a redução de 10% até 20% nesse mesmo período, o processo de bonificação é feito automaticamente.

continua depois da publicidade

A medida tem início exatamente no mesmo momento em que a conta de luz sofre um aumento e chega a 6,78% na tarifa média. De acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, essas medidas tornaram-se necessárias devido ao aumento na geração de energia, que, com a crise hídrica, passou a ocorrer com mais frequência através das termelétricas.

O interessante é que as bonificações devem gerar um gasto em torno de R$ 339 milhões aos cofres públicos. Todavia, segundo o Ministério de Minas e Energia, será bem mais barato que os gastos que seriam empregados nas termelétricas. Nesse caso, o governo conta com a capacidade de economia e consciência das pessoas.

Além da bonificação, o consumidor terá descontos importantes na conta de luz, caso alcance a meta estipulada pelo governo. Para ter acesso ao bônus, não será necessário fazer nenhum cadastro. Todo o processo será totalmente automático e o cliente deverá ser informado.

continua depois da publicidade