Setembro começa a ser um dos meses que antecedem os preparativos para os gastos de final de ano. Contar com um dinheiro a mais é fundamental para fechar as contas. O benefício do Bolsa Família no mês de setembro já começa a ser pago nesta sexta-feira (17). Como o auxílio emergencial está em andamento, os beneficiários contam com o valor mais vantajoso dentre ele e o próprio Bolsa Família.
- WhatsApp deve lançar recurso para encontrar empresas próximas dos usuários
- Auxílio Brasil: Guedes sugere encerrar teto de gastos para bancar novo Bolsa Família
Os pagamentos acompanham o último número do NIS (Número de Identificação Social). Assim, a partir desta sexta, quem tem o final do NIS 1 começa a ter o valor referente ao Bolsa Família. Os pagamentos ocorrerão até o próximo dia 30 de setembro.
Esse calendário é exclusivo para quem recebe o Bolsa Família. Os beneficiários que utilizam o aplicativo Caixa Tem podem conferir as ordens de pagamento do benefício.
Calendário do Bolsa Família em setembro
- NIS 1 – 17 de setembro;
- NIS 2 – 20 de setembro;
- NIS 3 – 21 de setembro;
- NIS 4 – 22 de setembro;
- NIS 5 – 23 de setembro;
- NIS 6 – 24 de setembro;
- NIS 7 – 27 de setembro;
- NIS 8 – 28 de setembro;
- NIS 9 – 29 de setembro;
- NIS 0 – 30 de setembro.
Lembrando que os pagamentos do auxílio emergencial para quem não faz parte do Bolsa Família são efetuados em lógica diferente. Nesse caso, as datas são organizadas com base no mês de aniversário dos beneficiários. A expectativa do governo é de que, até o final do ano, um novo programa fixo de transferência de renda seja aprovado.
O Auxílio Brasil tem o potencial de suprir a falta do auxílio emergencial, sendo o sucessor do próprio Bolsa Família também. Entretanto, a proposta segue em tramitação pelo Congresso e não existe estimativa de quando o novo programa poderá ser devidamente lançado.