Com base na agência Reuters, a equipe do WhatsApp está testando uma nova funcionalidade dentro da plataforma. A ideia é de fornecer condições para que os usuários encontrem empresas e serviços próximos de suas localidades.
- Revisão do INSS: entenda como é possível aumentar o valor do seu benefício
- Mesmo com anúncio da Caixa, bancos privados aumentam juros de crédito imobiliário
Essa função ainda está em fase de testes em São Paulo e a intenção do Facebook, proprietário do WhatsApp, é tornar cada vez mais acessível o sistema de e-commerce dentro de suas redes. Como sabemos, o WhatsApp não oferece publicidade dentro da plataforma, mas aos poucos vai agregando outros valores que poderão facilitar a busca por empresas e serviços.
O WhatsApp tem agregado serviços voltados para empresas, como o desenvolvimento de aplicativo para o mundo corporativo e desenvolvimento do API, que é o software de interface que conecta serviços maiores de empresas e promovem geração de receita. O Facebook pretende ampliar o Shops do Facebook para o WhatsApp, o que também ampliaria as ações na rede social.
Os testes abrangem a capital paulista com empresas em vários setores, tais como alimentação, varejo e serviços. O modo de testes da funcionalidade aplica uma geolocalização e parece ser customizado por área. Mesmo com essa tendência, o WhatsApp afirma que não terá mantido no banco de dados as informações de localização das pesquisas ou o resultado das pessoas neste recurso.
Ou seja, a empresa não terá acesso a esses dados. Ainda conforme a publicação da Reuters, a plataforma poderá, em breve, liberar anúncios. Vale lembrar que, em 2014, o WhatsApp foi adquirido pelo Facebook por US$19 bilhões e a monetização dos recursos ainda ocorre de forma lenta, mas gradativa.