A busca por crédito tem aumentado significativamente no período de pandemia. Então, a Caixa Econômica Federal passou a conceder uma linha de crédito especial para pessoas negativadas, ou seja, que possuem restrições no CPF.
- Como ficar offline e invisível no WhatsApp? Descubra aqui
- Concurso Ibama e ICMBio: Mourão indica abertura de 740 vagas
- ESPM libera cursos online gratuitos
O crédito é baseado na penhora de algum bem do solicitante. O chamado Crédito Penhor Caixa não faz análise cadastral. Através da avaliação do analista da Caixa, o produto é observado e, se aprovado, será dado encaminhamento ao crédito.
Como produtos passíveis de penhora, a Caixa lista: joias, canetas de valor, relógios e pratarias. O objeto fica no cofre do banco até a quitação do contrato. Após os pagamentos das parcelas, o objeto é devolvido ou pode ser feita a renovação com novo empréstimo.
Se o contrato não for quitado, o objeto seguirá para leilão de penhora, sendo promovido pela instituição bancária. Outra modalidade de penhora é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, que poderá ser utilizado como garantia.
Como solicitar o Crédito Penhor Caixa
Para solicitar o crédito da Caixa, não existe muita burocracia. Veja o passo a passo:
- Procure uma agência da Caixa. Você deve estar munido dos documentos: RG, CPF e comprovante de endereço;
- Após conversar com o atendente do banco, apresente a modalidade de penhora e objeto para a análise;
- Sendo aprovado, você será encaminhado para negociar parcelas, prazos e demais cláusulas do contrato com o agente da Caixa;
- Logo que o contrato for assinado, o valor já estará disponível em sua conta e, desse modo, poderá solicitar os boletos, caso não tenha conta corrente para descontos automáticos.
Em casos de penhora do FGTS, será necessário comunicar a empresa e submeter a avaliação do gerente. Será calculado os valores previstos de depósito e a quantia disponível em conta.