Todos os trabalhadores que têm carteira assinada estão inscritos no Programa de Integração Social (PIS), de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. A inscrição garante o recebimento de benefícios, como: seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e abono salarial. O problema é que muitos não sabem com consultar o PIS pelo CPF.
Para saber o número da inscrição do PIS através do CPF, o trabalhador precisa entrar no portal Meu INSS. Lá, ele terá como verificar não só o número do PIS, mas também o tempo de contribuição para a previdência social.
Consultar PIS pelo CPF
Ao entrar no portal Meu INSS, o trabalhador vai precisar fazer um cadastro para consultar PIS pelo CPF. Basta seguir as informações abaixo:
- No portal, clique em “entra com gov.br”;
- Depois, vá em “crie sua conta”. Você será redirecionado para uma nova aba com opções;
- Clique em número do CPF;
- Na página “criar conta com CPF”, o trabalhador deve preencher seus dados, como: CPF, data de nascimento, nome email, celular, nome da mãe e estado;
- Finalize e vá para a próxima página. Anote a senha disponibilizada;
- Depois, informe o CPF e senha;
- Faça o login e altere a senha para uma de sua escolha. Depois, é só acessar novamente o sistema;
- Será possível ver nome do trabalhador, CPF e NIT/PIS.
Lembrando que o PIS é uma contribuição social que as empresas fazem e a Caixa Econômica é a responsável. Esse valor da contribuição serve para financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial. Por isso, é importante saber o número do PIS para poder verificar se tem direito ao benefício.