O site Tudo Bahia vem sempre anunciando vagas de emprego disponíveis por várias regiões do Brasil. Para ter chances de ser contratado, é preciso se destacar entre os demais concorrentes. O primeiro passo para isso é ter um bom currículo profissional. Continue acompanhando a matéria e saiba como montar currículo para primeiro emprego.
- Como liberar acesso em conta bloqueada no Caixa Tem?
- Governo estadual autoriza novo concurso para a Sefaz BA; confira
- Auxílio emergencial: beneficiários Bolsa Família terão 5ª, 6ª e 7ª parcelas?
O currículo profissional de um candidato é o primeiro contato com o empregador. Por isso, é necessário atenção quanto a possíveis erros de português e formatação do documento.
O que não pode faltar no currículo?
Apesar de parecer um processo fácil e simples, muitos jovens que buscam o primeiro emprego têm dúvidas sobre quais informações devem estar disponíveis no documento. A seguir enumeramos as principais:
- Dados pessoais;
- Objetivos;
- Qualificações;
- Formação acadêmica;
- Experiência profissional;
- Cursos complementares;
- Idiomas;
- Conhecimentos de Informática.
Além disso, é de suma importância que o seu currículo seja direcionado à empresa que está entregando. Não faça currículos iguais. Quando você deseja disputar um cargo em específico é importante que o documento seja voltado para aquela área de atuação.
Contudo, caso você cadastre seu currículo em alguma plataforma digital, é melhor que os seus dados estejam mais genéricos, mas com todos eles atualizados.
Como montar currículo para primeiro emprego: o que não é necessário ter?
Para o recrutador, quanto mais objetivo você for é melhor. Currículos muito longos, quando não dizem muita coisa, são extremamente cansativos. Por isso, entenda que o tamanho não será levado em consideração, apenas o conteúdo.
Veja algumas informações que serão dispensáveis ao montar o seu currículo profissional:
- Foto;
- Nome de familiares;
- Contatos de referências pessoais e profissionais;
- Cartas de referência;
- Motivo de saída de empregos anteriores;
- Certificados de cursos realizados;
- Data e assinatura.
Uma dica valiosa na hora de formatar o seu currículo é usar modelos disponíveis em plataformas como o Canva, que possuem formatação pronta.