Dentre os questionamentos feitos pelos trabalhadores, existe a dúvida sobre o saque do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Afinal de contas, é possível retirar o valor logo após a liberação? A resposta é não! O valor é acrescentado à conta do trabalhador, mas o saque segue as modalidades já existentes.
- Programa Trainee do Itaú Unibanco 2022 abre novas vagas
- Bolsa do Povo: governo de SP define data para envio dos cartões
O pagamento desses lucros são referentes ao ano de 2020 e são válidos a quem possuía valores depositados no FGTS até o dia 31 de dezembro. O lucro do FGTS foi de R$ 8,5 bilhões e deverá ter boa parte, aproximadamente R$ 5,9 bilhões, dividida entre os trabalhadores.
A data de pagamento do lucro do FGTS ainda não foi informada pelo Conselho Curador, que deveria se reunir na última terça-feira (10). Porém, conforme informações do Ministério da Cidadania, através de nota enviada à imprensa, a sessão foi adiada para a próxima terça-feira (17).
Porque não posso sacar o lucro do FGTS?
Está previsto, em lei, que o valor do lucro do FGTS deve ser depositado na conta do trabalhador. A quantia só pode ser sacada através de alguma das modalidades já previstas. Ou seja, apenas tem direito ao saque o cidadão que se enquadra em algumas das situações determinadas:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra de imóveis;
- Caso de desastre natural;
- Trabalhador ou dependente com doenças crônicas, como HIV, câncer, doenças terminais.
A lista completa pode ser encontrada no site do FGTS. Outra forma de poder acessar uma parte do saldo do FGTS é através do saque-aniversário. Porém, essa modalidade deve ser feita antecipadamente através do site ou aplicativo do FGTS.
Ela deve ser bem pensada pelo trabalhador antes de adotar a modalidade. Haja vista que não será permitido que a pessoa tenha acesso à totalidade em algum dos casos já elencados acima. No mais, o saque-aniversário não está relacionado ao dividendo dos lucros.
Como funciona a distribuição
Em 2016, começou a ser feito o pagamento do lucro do FGTS. O sistema funciona basicamente com o empréstimo da Caixa Econômica Federal desses valores disponíveis nas contas do trabalhador. Ou seja, é um valor que pertence ao trabalhador.
Esses empréstimos podem ser em casos, por exemplo, na aquisição do imóvel, e investimento através do Governo Federal. Com ele o governo realiza a implementação de programas, obras de saneamento, infraestrutura, enfim, custear gastos federais.
Quando o lucro deste valor é repassado a entidade ela repassa aos trabalhadores o valor ganho, fazendo, evidentemente, descontos dos gastos investidos. Apenas o lucro é repassado.