Na última terça-feira, dia 27 de julho de 2021, foi autorizado pelo Ministério da Economia o novo concurso GCU (Controladoria Geral da União). Agora, só falta o órgão concluir todo processo burocrático, para, enfim, lançar o edital.
- Auxílio Brasil vai ser 50% maior que Bolsa Família, afirma Bolsonaro
- Taxa Selic: Copom eleva juros básicos da economia para 5,25% ao ano
Segundo o ministro da CGU, Wagner Rosário, o objetivo do certame é recompor pelo menos uma parte significativa do quadro de servidores do órgão, que, atualmente possui aproximadamente 1.900 funcionários na ativa:
Temos um corpo técnico bastante qualificado, servidores extremamente preparados. Temos aí perto de 1.900 servidores, é um número pequeno para a realidade brasileira. Graças a Deus ano que vem vamos ter um concurso para tentar recuperar um pouco da quantidade de servidores.
O último concurso da GCU, de 2014, ofereceu 50 vagas para Analistas de Finanças e Controladoria. A concorrência da época foi de 79 candidatos para cada vaga, segundo a organizadora Esaf.
Vagas do concurso CGU 2021/2022
Segundo o aval publicado no DOU, o concurso da Controladoria-Geral, que ainda pode ser lançado em 2021, mas não é certeza, terá 375 vagas.
A portaria ministerial divide as vagas desta forma:
- 300 vagas para Auditor Federal de Finanças e Controle (nível superior); e
- 75 vagas para Técnico Federal de Finanças e Controle (nível médio ou técnico).
Segundo a própria GCU, em um levantamento realizado no ano de 2019, o órgão possui 3.098 cargos sem estar ocupados. Isto significa que as novas vagas liberadas pelo Ministério da Economia somente irão suprir uma pequena parcela das vacâncias.
Para os interessados no concurso, lembramos que o salário inicial da CGU pode chegar a até R$ 19.197. Isso sem contar os vários benefícios das carreiras, tais como: auxílio alimentação, adicional de qualificação, cursos de capacitação e auxílio-creche para profissionais com filhos.
Para acessar a portaria de autorização do concurso público da CGU, clique aqui.