O abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020, estava previsto para ser pago a partir do mês de julho de 2021. Contudo, o governo federal decidiu adiar os depósitos e agora os trabalhadores terão que esperar até fevereiro de 2022 para receber os valores.
Por esse motivo, é possível que o governo federal faça, em 2022 e de uma só vez, os pagamentos referentes a dois anos-base: 2020 e 2021. Isso quer dizer que os trabalhadores poderão ter acesso ao abono PIS/Pasep dobrado.
Como consultar o PIS/Pasep?
A consulta é feita pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para verificar o status do abono salarial PIS/Pasep, você precisa saber qual é o seu Número de Identificação Social (NIS) ou o Número de Registro do Trabalhador (NIT). Esse segundo você terá se for um servidor público.
Você pode lozalizar o número no CNIS ou na Carteira de Trabalho, no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no site ou app Meu INSS. Depois que você estiver com o seu NIS ou NIT em mãos, siga os seguintes passos:
- Acesse o site do CNIS;
- Escolha a opção “Cidadão”;
- Selecione “Inscrição” e vá em “Filiado”;
- Preencha as informações com seus dados pessoais;
- Então, o valor do seu abono vai aparecer na tela.
Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep?
O Abono Salarial PIS/Pasep foi um benefício criado pela Lei n° 7.998/90. Ele equivale a um salário mínimo vigente e é pago de acordo com um calendário estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Podem receber o abono salarial PIS/Pasep os brasileiros que:
- Tenham trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano referente;
- Tenham recebido, no máximo, dois salários mínimos por mês;
- Estejam inscritos no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.
É necessário ainda que a empresa contratante informe os dados do funcionário ao governo. Para realizar os saques do abono PIS/PASEP o procedimento é:
- PIS (para empregados do setor privado): através da Caixa Econômica Federal em caixas eletrônicos, lotéricas ou Caixa Aqui, utilizando o Cartão Cidadão. Quem não possui o cartão deve ir à uma agência do banco com documento de identidade. Se o cadastrado for correntista da Caixa terá o valor depositado em sua conta;
- PASEP (para servidor público): por meio do Banco do Brasil, indo a uma agência com documento de identificação. Correntistas do BB terão o valor depositado em suas contas.