A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) conta com cerca de 1.630.046 inscritos. As provas ocorrem no dia 29 de agosto de 2021. Quem não concluiu o ensino fundamental ou médio terá a oportunidade de alcançar o certificado. Um ponto importante é que, para que os participantes consigam preparar com eficiência, o Inep liberou apostilas Encceja.
- Confira programação das Olimpíadas de Tóquio desta segunda-feira (02)
- Como pedir o BPC pelo Meu INSS e sem sair de casa
Nesta segunda-feira (02/08), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibilizou os materiais. Os candidatos, assim, já podem utilizar as apostilas Encceja como um meio de estudar para as provas.
É possível ter acesso às apostilas conforme a certificação, ou seja, fundamental ou médio. Além disso, os candidatos poderão avaliar as provas de edições anteriores para se orientar.
Como ter acesso às apostilas Encceja?
Para ter acesso às apostilas Encceja, é necessário acessar o site do Inep. No menu superior do site (parte de cima), basta clicar em “Educação Básica”. Na sequência, clique na opção “Encceja” e, dentro da páginas, terá as opções: “Editais”, “Materiais de Estudo”, “Provas e Gabaritos”, “Resultados”, “Orientações” e “Sistema”. É só escolher o que pretende consultar.
A título de orientação, as provas para quem busca certificação de nível fundamental contém os seguintes módulos:
- Prova I – Ciências Naturais;
- Prova II – Matemática;
- Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Prova IV – História e Geografia.
Já para o nível médio os módulos são os seguintes:
- Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Prova II – Matemática e suas Tecnologias;
- Prova III – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Prova IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Uma excelente dica para obter bons resultados na prova é estudar as apostilas Encceja disponibilizadas no site e, sobretudo, fazer uma avaliação das provas anteriores com gabaritos, disponíveis no site. Através destas provas, é possível ter uma base de como as provas são formuladas.
As provas são formuladas com 30 questões, divididas em quatro blocos. Além das questões objetivas, será necessário fazer uma redação. É importante frisar que a nota da redação é uma das mais importantes e não pode zerar.