Você já sabe como se proteger do malware Joker, que está de volta à Play Store causando preocupações? Então, fique ligado nas nossas dicas para não correr esse risco.
Embora o Google seja prudente e tenha se esforçado para impedir ameaças na sua loja de aplicativos para Android, a ameaça do malware Joker voltou nos últimos dias.
Essa ameaça voltou a atuar nos aparelhos em que o usuário baixava, sem saber, alguns aplicativos falsos. Os criminosos inseriram a praga a partir de modificações na codificação dos programas, para que burlassem as verificações de segurança da Play Store.
Como funciona o Joker?
Os operadores do malware preferiam aplicativos ligados aos temas da saúde, fitness, fotos,c personalização, utilitários e comunicação.
Com um encurtador de URLs, o Joker era baixado e infectava a vítima. Para funcionar, a ameaça trabalhava com o chamado “fleeceware”, que é um pacote de serviços premium ativados sem que o usuário autorizasse.
De acordo com o site ZDNet:
A família do malware Joker é uma variante bem conhecida que se concentra em comprometer dispositivos Android. O Joker foi projetado para espionar suas vítimas, roubar informações, coletar listas de contatos e monitorar mensagens SMS. Quando aplicativos maliciosos contendo Joker se instalam em um aparelho Android, eles podem ser usados para conduzir fraude financeira, enviando secretamente mensagens de texto para números ou inscrevendo vítimas em serviços de protocolo de aplicativo sem fio (WAP). O Joker também abusa dos sistemas de alerta do Android, pedindo permissão para ler todas as notificações. Se concedido pelo usuário, isso permite que o malware oculte notificações relacionadas a inscrições fraudulentas em serviços.
Como se proteger do malware Joker
A notícia de que o Joker estava de volta veio da empresa ZScaler, em um informe divulgado no dia 20 de julho de 2021, e logo foi repercutido na imprensa do mundo todo.
Os programadores da ZScaler fizeram uma análise do malware e o detectaram em cerca de 11 aplicativos.
Ou seja, uma quantidade de apps bastante suficiente para que milhares de usuários causassem um estrago nos seus aparelhos, ao baixá-los.
Portanto, se você não quer ter seu Android infectado, não instale aplicativos como os seguintes:
- Free Affluent Message;
- PDF Photo Scanner
- Delux Keyboard
- Comply QR Scanner
- PDF Converter Scanner
- Font Style Keyboard
- Translate Free
- Saying Message
- Private Message
- Read Scanner
- Print Scanner
Outra forma de se proteger é tomar cuidado com permissões solicitadas por aplicativos, que na verdade, são enganosas. Se você desconfia, negue!
Portanto, fique ligado: se algum aplicativo pedir acesso a mensagens de SMS, históricos de ligações, lista de contatos, entre outras áreas, não permita.