Mulheres que querem manter seu lugar no mercado de trabalho em Salvador poderão, novamente, contar com o SineBahia Mulher, uma iniciativa do governo baiano que já ajudou muitas mulheres a conseguir emprego. Foi anunciado nesta quinta-feira (22) a unidade voltará a funcionar com atendimentos.
- Bahia antecipa pagamento de aposentados e pensionistas do estado; confira
- Contestação do Auxílio Emergencial termina dia 24; veja como fazer
O motivo para o governo ter suspendido os serviços foi a pandemia que assolava o país e inúmeros casos na Bahia. Como foi dito pelo governador Rui Costa (PT), na manhã desta quarta-feira (21), aos poucos com a queda dos índices de infecção pela Covid-19, os serviços essenciais e a vida dos baianos vai normalizando paulatinamente.
O atendimento às mulheres no SineBahia Mulher é realizado somente através de agendamento prévio que pode ser feito no site ou no aplicativo do SAC Digital. A localização do SineBahia Mulher continua no Serviço de Atendimento ao Cidadão do Comércio na capital baiana.
Serviços à Mulher
Além de fazer a ponte entre empregadores e a candidata a vaga, no SineBahia Mulher também é possível:
- Realizar a habilitação do seguro-desemprego;
- Fazer a inscrição cadastral na plataforma de intermediação para o trabalho autônomo (Contrate.Ba);
- Tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e
- Fazer outros serviços fundamentais para a mulher, como o acolhimento social, assessoria jurídica e inscrição em cursos profissionalizantes.
Vagas já nesta quinta-feira, dia 22
Conforme anunciado pelo governo do estado, para esta quinta-feira, na volta dos atendimentos, já estão disponíveis vagas para as funções de:
- Consultora de vendas;
- Coordenadora pedagógica;
- Gerente de loja;
- Recepcionista;
- Vendedora interna;
- Auxiliar de contabilidade;
- Cozinheira de restaurante;
- Auxiliar de cozinha; e
- Costureira.
SineBahia Mulher
O SineBahia Mulher foi inaugurado em setembro de 2019 pelo governo da Bahia que agregou as secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Desde então, já foram milhares de atendimentos que projetaram mulheres no mercado de trabalho, seja pela inserção direta ou proporcionando cursos profissionalizantes.
Em fevereiro de 2020 o governo lançou o SineBahia Mulher Itinerante que atendia, inicialmente, nos bairros da capital, mas devido à pandemia teve que ser interrompido.