Concursos públicos federais importantes muitas vezes surgem quando menos se espera, ainda que em tempos difíceis como o atual. Foi assim, dias atrás, com o concurso do Banco do Brasil. Agora, estamos presenciando a boa notícia sobre o novo concurso Caixa!
- Concursos com vagas para nível médio: 94 editais abertos no Brasil
- Caixa Tem: como consultar o saldo e fazer transferências
Sim, isso mesmo. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, divulgou nas redes sociais que o banco vai preencher nada menos do que 10 mil vagas.
Mas nem todas essas 10 mil estão confirmadas. Segundo Guimarães, a distribuição dos novos postos de trabalho, no momento, é a seguinte:
- 3.000 vagas dependem de autorização da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais);
- 1.000 vagas confirmadas para novo concurso público voltado a Pessoas com Deficiência (PcD);
- 5.200 vagas para Estagiários e Jovens Aprendizes;
- 800 vagas para Vigilantes e Recepcionistas temporários (que podem ser contratados por meio de empresas terceirizadas).
Edital do concurso Caixa sai em setembro de 2021
O primeiro edital da Caixa Econômica está com previsão, segundo Pedro Guimarães, de sair até o mês de setembro de 2021.
- Concurso INSS: 7.575 vagas podem ser ofertadas em novo certame
Serão 1.000 vagas exclusivamente voltadas para candidatos com deficiência (PcD). Como a porta de entrada para as carreiras do banco costuma ser o cargo de Técnico Bancário, todas as vagas PcD deverão ser de ensino médio.
A expectativa quanto às outras 3.000 vagas efetivas é que a SEST autorize as convocações dos aprovados no último concurso Caixa, de 2014.
De acordo com publicação no Instagram da Caixa, as novas contratações reforçam o papel da instituição “como o banco de todos os brasileiros, com a maior presença bancária no país, com 26 mil pontos de atendimento”.
Vagas para temporários na Caixa
Toda essa demanda por novos funcionários será necessária para contemplar a ampliação no número de agências da Caixa em todo o país. Serão 250 novas unidades.
Além das 4.000 vagas efetivas (1.000 para PcD e 3.000 para convocações), Pedro Guimarães assegurou que um total de 6.000 novos servidores temporários serão contratados para assumir os cargos de Vigilante e Recepcionista.
Confira a íntegra da fala do presidente da Caixa:
Temos uma notícia muito importante para vocês. Vamos contratar mais 10 mil pessoas! Destas, 4 mil serão para novos empregados (3 mil dependem da autorização da SEST e mil serão PcD’s, em um novo concurso, em setembro deste ano). Além disso, são 5.200 estagiários e aprendizes e 800 vigilantes e recepcionistas, fundamentais para as 250 novas agências que estamos abrindo. Ou seja, é a Caixa Econômica Federal, o banco de todos os brasileiros, pensando sempre no melhor atendimento para os clientes e na melhor qualidade de vida e de trabalho para os empregados. Um grande abraço!
Último concurso Caixa foi em 2014
A Caixa, de fato, necessita fazer contratações o quanto antes. Segundo os últimos dados levantados, o déficit de empregados está na casa dos 17 mil.
O último concurso público foi realizado em 2014, com a organização do Cebraspe. A meta foi preencher cadastro reserva para os cargos de Técnico Bancário Novo, Engenheiro Agronômico, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Civil e Médico do Trabalho.
Agora, com o anúncio do presidente da instituição, todas as expectativas se voltarão para a autorização da SEST, em prol das convocações desses aprovados de 2014.
No último edital, a remuneração prevista para Técnico Bancário, cargo mais concorrido, era de R$ 2.025,00 mensais. Hoje, o salário está em torno de R$ 3 mil mensais, sem contar os adicionais.
Quem segue carreira na Caixa, recebe diversos outros benefícios que elevam bastante o salário. Alguns exemplos são:
- Participação nos lucros e resultados;
- Auxílio-creche/babá
- Plano de Previdência Complementar;
- Plano de Saúde;
- Auxílio-refeição; e
- Auxílio-alimentação.