O mercado financeiro e o mundo dos negócios começaram agitados nesta quinta-feira (15). Até porque o Magazine Luiza anunciou a compra do KaBuM, empresa de e-commerce especializada em tecnologia e games com forte presença no mundo geek. A transação poderá chegar ao valor de R$ 3,5 bilhões, conforme dados estimados do mercado financeiro.
A compra do KaBuM fez-se através de uma parcela paga no valor de R$ 1 bilhão, sendo outras duas por meio de uma transferência no valor de 75 milhões de ações ordinárias do Magalu. Tudo isso dentro do período de um ano e meio. A terceira será, igualmente, através da transferência de até 50 milhões de ações em janeiro de 2024.
Porém, essa última dependerá do cumprimento das metas da plataforma comprada. O Magalu busca realizar um Follow on que, no dicionário dos termos de mercado, trata-se de abertura da venda de novas ações para que a empresa possa arrecadar mais capital e expandir as operações. Essa compra projeta a Magalu para dois mercados em constante crescimento no país, que são Tecnologia e Games.
Para se ter uma ideia do crescimento apenas do segmento de Games, a consultoria de e-sports BBL estima cerca de 95 milhões de gamers no Brasil. No mundo inteiro, são mais de US$ 300 bilhões estimados em movimentação neste setor até o final deste ano. A KaBuM teve uma receita bruta de R$ 3,4 bilhões com lucro de 312 milhões.
Compra da KaBuM
Nesta quinta-feira (15), o Magalu comunicou, em cumprimento a Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, aos seus acionistas e ao mercado em geral que passa, a partir da presente data, a divulgar projeções referentes a indicadores operacionais da empresa. Isso especialmente após a compra da KaBuM.
Na tabela de projeções, a empresa apresenta os seguintes números até dezembro de 2023:
- Número de CD’s: 26 (2021) a 33 (2023);
- Número de Cross-dockings: 199 (2021 a 417 (2023);
- Total Unidades Logísticas: 225 (2021) a 417 (2023);
- Número de Lojas (quantidade): 1.440 (2021) a 1680 (2023);
- Área Total das Lojas destinadas a armazenagem + áreas dos CD’s e XD’s (mil m²): 1.180 (2021) a 2.000 (2023).
Outras duas empresas adquiridas pelo Magalu recentemente serão incorporadas junto com a compra do KaBuM no ecossistema. Elas atuarão em cooperação, sendo estes: o Jovem Nerd e o Canaltech. Esses dois sites são especializados em tecnologia e, atualmente, já são administrados pela Magalu.
Sobre o KaBuM
Criada no ano de 2003 em Limeira, interior de São Paulo, pelos irmãos Leandro e Thiago Ramos, a plataforma de e-commerce se especializou na venda de produtos de hardware, linha gamer, periféricos, smart home, smartphones e eletrônicos.
Tornou-se uma das especialistas em esportes eletrônicos, com uma equipe de atletas virtuais, denominado pelo setor como League of Legends; sendo uma das maiores do país. A equipe leva o nome da empresa KaBuM! Esportes, que já é tetracampeã do país, primeira representante do país no mundial.