O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou mais uma vez a suspensão da prova de vida que os aposentados e pensionistas devem fazer todos os anos. A medida ainda é válida para os militares inativos e os pensionistas de oficiais do exército.
A portaria que estendeu o prazo da suspensão da prova de vida foi publicada nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, a medida é válida até o mês de fevereiro e vale para os aposentados e pensionistas que moram no Brasil e no exterior.
Quem não fez a prova de vida entre março do ano passado e fevereiro deste ano não terá seu seguro bloqueado até pelo menos o mês de março de 2021. Para militares inativos e pensionistas de militares, a suspensão da prova de vida é válida até o dia 30 de junho, segundo informações do Ministério da Defesa. Essa medida também vale para militares anistiados políticos e dependentes habilitados.
Suspensão da prova de vida do INSS
A suspensão da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi feita no início da pandemia de COVID-19 no Brasil. A medida foi tomada para evitar a exposição de aposentados e pensionistas ao vírus, já que a prova de vida é feita presencialmente nas agências bancárias.
Porém, cerca de 500 mil beneficiários da Previdência Social farão a prova de vida por meio de biometria facial. O Instituto fez uma parceria com a Dataprev, da Secretaria de Governo Digital e o Ministério da Economia, para que a primeira etapa do projeto fosse possível.O contato com os selecionados é feito pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 e e-mail.
Para fazer a biometria, o INSS vai usar a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realizar a prova de vida por biometria facial. Por isso, os segurados que têm carteira de motorista e/ou título de eleitor serão selecionados na fase de testes.
Biometria facial do INSS
A prova de vida do INSS 2021 será nesta modalidade para evitar que os segurados tenham que ir até uma agência bancária para entregar suas documentações, evitando assim aglomerações durante a pandemia de COVID-19.
Todos os segurados que recebem suas aposentadorias ou pensões por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético são obrigados a realizar a prova de vida anualmente. Assim, fraudes nos pagamentos são evitadas.
O INSS usará seu aplicativo, o Meu INSS, para realizar a biometria facial. O procedimento também poderá ser feito pelo aplicativo do Governo Digital, o Meu gov.br. Os segurados poderão usar a câmera de seus celulares para realizar a prova de vida digital. Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu gov.br ou Meu INSS;
- Centralize seu rosto;
- Vire o rosto para a direita;
- Feche os olhos;
- Sorria;
- Vire novamente o rosto;
- Faça a captura da biometria através de foto.