Após suspensão temporária, o concurso DEPEN 2020 foi retomado e as provas remarcadas. O certame do Departamento Penitenciário Nacional terá avaliações na data provável de 28 de fevereiro de 2021.
Assim como diversos concursos, o certame do DEPEN foi suspenso por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19).
O documento informando a retomada do concurso foi publicado no Diário Oficial da União. De acordo com ele, as avaliações do certame as etapas subsequentes deverão seguir protocolos de segurança para evitar o contágio de COVID-19.
Além de haver divulgação de medidas sanitárias no edital de consulta ao local de prova. O mesmo ocorrerá, em todas as demais etapas.
Não custa lembrar que além do certame, o DEPEN vai criar 100 mil vagas no sistema prisional até 2023!
Sobre o concurso DEPEN 2020
Ao todo, o concurso DEPEN 2020 ofertará 309 vagas e terá o Cebraspe como banca organizado. Para o cargo de Agente Federal de Execução Penal, serão 294 vagas com vencimento de R$ 4.170.63 e benefícios previstos em lei. É exigido nível médio aos candidatos.
O concurso DEPEN 2020 ainda terá 15 vagas de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal nos cargos de:
- Enfermeiro: 6 vagas para ampla concorrência, 2 para negros e 1 para pessoa com deficiência;
- Médico Clínico: 1 vaga;
- Médico Psiquiatra: 1 vaga;
- Odontólogo: 1 vaga;
- Psicólogo: 1 vaga;
- Assistente Social: 1 vaga;
- Terapeuta Ocupacional: 1 vaga.
- Todos receberão vencimento de R$ 4.361,30 mais gratificação e auxílio-alimentação.
Onde os aprovados irão trabalhar
Segundo o edital do concurso DEPEN 2020, os aprovados irão trabalhar em localidades que seguirão as necessidades da administração. Parte dos servidores poderão ser alocados na sede, em Brasília – DF, e nas seguintes unidades penitenciárias federais:
- Campo Grande – MS;
- Catanduvas – PR;
- Mossoró – RN;
- Porto Velho – RO.