Conforme informações divulgadas pelo governo federal, todos os beneficiários do Bolsa Família vão passar a ter poupanças digitais. As contas serão liberadas de maneira automática e com base no final do NIS (Número de Identificação Social). Sem quaisquer tarifas adicionais, será possível fazer compras com o aplicativo Caixa Tem e realizar transferências bancárias.
Vale lembrar que não será necessário entregar nenhum documento para que as poupanças sejam liberadas. Além disso, os beneficiários do Bolsa Família vão continuar tendo o direito de retirar suas parcelas em caixas eletrônicos e correspondentes lotéricos. Acompanhe a matéria completa e saiba como usar as funcionalidades do app Caixa Tem.
Usando o app Caixa Tem pela primeira vez
Feita liberação automática e escalonada das contas digitais, os beneficiários poderão movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma conta com diversas funcionalidades para seus usuários, como fazer compras em estabelecimentos comerciais e consultar saldos do benefício. Veja, abaixo, como usar o app pela primeira vez:
- Instale o Caixa Tem em seu celular. Ele está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Lembrando que o aplicativo somente será liberado após a criação das poupanças digitais;
- Geralmente, o primeiro cadastro é feito com o CPF e uma senha de seis dígitos. Os inscritos no Bolsa Família poderão utilizar o mesmo código do cartão social no sistema da Caixa;
- Após informar os dados solicitados, será possível fazer compras pelo aplicativo Caixa Tem e usar todas as funcionalidades da plataforma. Para isso, bastará tocar no serviço desejado e seguir as instruções da tela.
Bolsa Família: saiba fazer compras com o Caixa Tem
Para fazer compras com o Caixa Tem, os beneficiários do Bolsa Família devem gerar o cartão de débito virtual dentro da mesma plataforma. Saiba como:
- Na tela inicial do Caixa Tem, vá em “Cartão Virtual”;
- Toque em “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;
- Digite a sua senha e aperte na imagem para ver as informações geradas (validade e CVV).
Pronto! Com os dados gerados no sistema, os beneficiários vão conseguir usar suas parcelas em estabelecimentos que aceitem esse método de pagamento. Mas atenção: as informações geralmente ficam válidas durante poucos minutos. Isso quer dizer que somente será possível efetuar uma compra por vez.
Caso queira usar a funcionalidade de QR Code nos pagamentos, vai ser preciso selecionar a opção pelo Caixa Tem. A câmera do celular será automaticamente acionada, bastando apenas apontar o dispositivo para o QR Code das maquininhas de cartão.
Liberação das poupanças digitais para Bolsa Família
- A partir de dezembro de 2020: inscritos com NIS finais 0 e 9;
- A partir de janeiro de 2021: inscritos com NIS finais 6, 7 e 8;
- A partir de fevereiro de 2021: inscritos com NIS finais 3, 4 e 5;
- A partir de março de 2021: inscritos com NIS finais 1 e 2, além dos grupos populacionais específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).