O concurso PRF definiu a sua estrutura de governança do seu certame. A Portaria 446/2020 foi publicada com a função de estipular a operação, organização e a gestão do certame. O concurso PRF terá 1,5 mil vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal.
O documento que determina a estrutura de governança do concurso PRF foi assinado pelo diretor-geral, Eduardo Aggio, e publicado no Diário Oficial da União, em 28 de dezembro de 2020.
Concurso PRF: estrutura de governança
De acordo com o documento oficial, a estrutura de governança terá nove divisões para facilitar a organização dos trâmites:
“I – Diretor-Geral;
II – Diretor-Executivo e Diretora de Gestão de Pessoas;
III – Comissão Nacional para o Concurso PRF;
IV – Grupo de Trabalho para gestão do concurso, consolidação normativa e produção de editais;
V – Grupo de Trabalho para o exame de aptidão física;
VI – Grupo de Trabalho para avaliação psicológica;
VII – Grupo de Trabalho para avaliação médica e de cotas;
VIII – Grupo de Trabalho para apresentação de documentos, avaliação de títulos e investigação social;
IX – Grupo de Trabalho para o planejamento do Curso de Formação Policial”.
Instâncias de tomada de decisão do concurso PRF
A Portaria esclareceu sobre as instâncias de tomada de decisão:
“I – a Comissão Nacional para o Concurso PRF, no que tange à tomada de decisões colegiadas como instância originária, no âmbito de suas atribuições;
II – a Diretora de Gestão de Pessoas e o Diretor-Executivo, para apreciação e julgamento de recursos em primeira instância, no âmbito de suas atribuições; e
III – o Diretor-Geral, para apreciação e julgamento de todos os recursos em segunda e última instância”.
Concurso PRF: funções das divisões
A Portaria também delibera sobre as funções das divisões da estrutura de governança do concurso PRF. Para poder ver o que o documento determina sobre cada um dos grupos, recomendamos que o interessado acesse a publicação no site do Diário Oficial da União.
Concurso PRF foi autorizado
Após muito tempo esperando, os concurseiros tiveram um bom presente de Natal. No dia 24 de dezembro, o concurso PRF foi autorizado com 1,5 mil vagas para quem possui nível superior. O documento contendo o aval está disponível no Diário Oficial da União.
O concurso PRF teve uma redução de vagas. Anteriormente, estavam previstas 2 mil oportunidades. No entanto, o Ministério da Economia decidiu realizar o corte de 500 vagas. O concurso Polícia Federal passou por situação semelhante antes ser autorizado, também perdendo 500 cargos.