Beneficiários do FGTS emergencial alegaram terem sofrido golpe no Caixa Tem. Segundo relatos reunidos pela Agência “O Globo”, os criminosos estão se passando pelas vítimas e sacando o dinheiro de suas contas digitais. As fraudes geralmente ocorrem quando a Caixa Econômica Federal (CEF) libera os calendários para saques imediatos.
Durante esse intervalo de tempo, os golpistas instalam o aplicativo Caixa Tem, preenchem os dados das vítimas e fazem verificações de segurança para movimentar os valores. Um dos beneficiários afetados foi o engenheiro Pedro Rodrigues, de 30 anos.
“Meu aniversário é em novembro, e o crédito na conta foi feito no dia 14 de setembro. Tentei fazer o cadastro no dia 15, mas já havia um login em meu nome, com outro endereço de e-mail”, relatou.
Após serem alvos de golpe no Caixa Tem, os trabalhadores tentam resgatar o dinheiro pelo governo federal, mas a Caixa parece não estar corrigindo os problemas com a agilidade esperada. De acordo com a instituição bancária, as vítimas podem contestar os saques não realizados em qualquer agência.
“Para os casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será devidamente ressarcido”, informou a Caixa. O presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que as investigações sobre o golpe no Caixa Tem estão sob a responsabilidade da Polícia Federal.
FGTS emergencial: como funciona o golpe no Caixa Tem?
Para aplicar o golpe no Caixa Tem, os criminosos se cadastram pelo aplicativo e criam um novo e-mail com os dados das vítimas. Os beneficiários do FGTS emergencial, por sua vez, só percebem que caíram na fraude quando o sistema do app informa que já existem cadastros com os seus CPFs.
O grande problema da plataforma da Caixa está no processo de confirmação dos dados, conforme o engenheiro Pedro Rodrigues. Para ele, a instituição bancária precisa reforçar os sistemas de segurança e de autenticação.
Boas práticas para evitar fraudes pelo app
Para evitar cair em golpe no Caixa Tem, os usuários podem efetuar alguns procedimentos básicos de segurança. Veja:
- Usar o aplicativo oficial, que está disponível para sistemas Android e iOS;
- Geralmente, a Caixa Econômica Federal não realiza ligações e nem envia e-mails ou mensagens de WhatsApp. Por isso, é necessário ficar sempre atento quando receber mensagens ou telefonemas suspeitos;
- O único SMS enviado pela Caixa diz respeito à confirmação de acesso no aplicativo;
- Evite fazer cadastros em sites não oficiais e suspeitos;
- Informe seus dados pessoais somente no app Caixa Tem;
- Sempre verifique o endereço eletrônico do site em que está acessando. O “S” em HTTPS indica que a conexão é segura.