Aqueles que realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio 2020, adiado para janeiro e fevereiro de 2021 por causa da pandemia de coronavírus, não poderão usar a nota do Enem 2020 para entrar no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (Prouni) nem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Isso porque as datas de inscrição para os programas se encerram em janeiro, antes da divulgação da nota do exame, que deve ocorrer em 29 de março. Sendo a nota do Enem um dos fatores analisados como critério, só se inscreverá nos programas quem participou do exame nos anos anteriores.
Dessa forma, quem vai fazer a prova pela primeira vez, em janeiro e fevereiro de 2021, só poderá aplicar a nota no próximo semestre para estes programas.
Nota do Enem 2020 não poderá ser usada nos principais programas
O calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), anunciado nesta quinta-feira (10), traz as datas das inscrições no Prouni, Fies e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) de 2021.
De acordo com cronograma, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro. Já o SiSU abrirá de 19 a 23 de janeiro. Por fim, o Fies 2021 receberá os interessados entre 26 a 29 de janeiro.
A prova do Enem será realizada em janeiro e fevereiro, com divulgação dos resultados previstos para o dia 29 março de 2021. A nota do Enem é um dos critérios de seleção para os programas que viabilizam uma vaga no ensino superior (universidades públicas e privadas).
Em nota, o MEC afirmou que abrirá os processos seletivos do Prouni 2 e do Fies 2 – que serão para o segundo semestre – na sequência do Sisu, previsto para abril. Ou seja, serão realizados depois da divulgação do Enem. A pasta também ressaltou que o adiamento do Enem 2020 para janeiro e fevereiro de 2021 foi uma demanda da sociedade em razão da pandemia.
A notícia não foi bem recebida pelos estudantes que irão prestar o exame. Veja todas as datas previstas:
- 12 a 15 de janeiro – Inscrição do Prouni;
- 17 de janeiro – 1º dia do Enem impresso;
- 19 de janeiro – Resultado da 1ª chamada do Prouni;
- 24 de janeiro – 2º dia do Enem impresso;
- 26 a 29 de janeiro – Inscrição do Fies;
- 31 de janeiro – 1º dia do Enem digital;
- 01 de fevereiro – Resultado da 2ª chamada do Prouni;
- 02 de fevereiro – Resultado do Fies;
- 07 de fevereiro – 2º dia do Enem digital;
- 18 e 19 de fevereiro – Inscrição na lista de espera do Prouni;
- 22 de fevereiro – Resultado da lista de espera do Prouni;
- 29 de março – Divulgação das notas da prova do Enem.