A cidade de Porto Seguro vai receber, no próximo sábado (12/12), uma série de ações do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nas áreas de economia solidária e qualificação profissional.
A iniciativa do governo faz parte do projeto Desenvolvimento Territorial Solidário: Estruturação e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários como Estratégia de Superação da Pobreza no Estado da Bahia, que conta com a parceria do Ministério da Cidadania.
Projetos de economia solidária e qualificação profissional
A primeira das ações a serem desenvolvidas no próximo sábado (12/12) será a entrega de equipamentos para impulsionar empreendimentos econômicos solidários da região, que acontecerá às 09 horas, na Associação dos Taxistas de Porto de Seguro, e às 14h, na comunidade indígena Juerana.
“O projeto vai beneficiar aproximadamente 330 pessoas da Costa do Descobrimento, especialmente de comunidades indígenas, que não são alcançadas pela política pública de economia solidária. O intuito é ampliar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento da região onde os empreendimentos estão inseridos”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.
Além disso, na oportunidade, será realizada uma aula inaugural do projeto “Juventude em Ação”, que objetiva qualificar profissionalmente 300 pessoas, entre 15 a 29 anos, na cidade de Porto Seguro. A atividade será desenvolvida às 18h30, na quadra de esportes do bairro Frei Calixto (Baianão).
O projeto conta com investimento de R$ 250 mil do Funtrad e será executado pela Associação Arte e Cultura do Bairro Baianão (AACBB). Serão oferecidos cursos gratuitos, com duração de dez meses, nas áreas de:
- Informática;
- Auxiliar Administrativo;
- Recepção.
Empoderamento feminino
As ações que serão desenvolvidas na Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, também incluem o lançamento do projeto “Mulheres da Costa: empreender para o bem-viver”, a partir das 9h, na Associação de Taxistas de Porto de Seguro.
Para auxiliar essa parcela da população, foram concedidos R$ 240 mil do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), com objetivo de promover a estruturação e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários geridos por coletivos de mulheres das cidades de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.
A iniciativa será desenvolvida pelo Instituto Mãe Terra e prevê capacitação nas áreas de:
- Associativismo, cooperativismo e empreendedorismo;
- Prospecção de produtos;
- Análise de mercado;
- Planos de marketing, operacional e financeiro;
- Rodada de negócios;
- Entre outras.