Governo da Bahia adota novas medidas de combate à COVID-19

Nesta segunda-feira (07/12), o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou que o Governo do Estado vai tomar novas medidas para o combater a COVID-19. continua depois da publicidade Em resposta ao aumento do número de infectados, o governo vai ampliar a testagem da população, haverá a reabertura de leitos de UTI […]

Nesta segunda-feira (07/12), o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou que o Governo do Estado vai tomar novas medidas para o combater a COVID-19.

continua depois da publicidade

Em resposta ao aumento do número de infectados, o governo vai ampliar a testagem da população, haverá a reabertura de leitos de UTI e definição de protocolos de segurança para o período de turismo durante o verão.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) anunciaram o registro de 4.080 novos casos e 30 mortes causadas pela COVID-19 no estado — esse número foi contado entre os dias de sábado (05/12) e domingo (06/12). Depois dessa atualização, a taxa de crescimento do número de infectados é de +1,0%. Nessas 24h, também foram registrados 3.708 pacientes que se recuperaram (+0,9%).

continua depois da publicidade

Desde o início da pandemia, junto com a atualização desse final de semana, o número de casos confirmados da COVID-19 na Bahia chega a 423.124 infectados e 8.418 mortes, representando uma letalidade de 1,99%. Desse total de pacientes infectados ao longo da pandemia, 402.970 já são considerados recuperados e 11.736 encontram-se ativos.

Medidas de combate à COVID-19

Testagem

Em vista do aumento do número de casos de confirmados de COVID-19, o secretário da Saúde do Estado da Bahia declarou que o governo pretender ampliar o diagnóstico por meio da testagem RT-PCR, considerada padrão ouro na detecção da COVID-19. Essa medida tem a intenção de realizar uma busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

A partir desta terça-feira (08/12), com o apoio de um novo robô de extração de RNA e outros novos equipamentos, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) vai aumentar sua capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes por dia. A expectativa é que o número de testes diários alcance a casa dos 6 mil.

continua depois da publicidade

Leitos de UTI

O estado da Bahia conta com 1.835 leitos de UTI disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para o atendimento de pacientes com COVID-19. Destes, 1.152 estão sendo usados, que representa uma taxa de ocupação de 63%. Para atender essa demanda, o governo prevê a reabertura de 170 leitos de UTI.

Veja quais cidades contarão com ampliação de leitos: Salvador (130 leitos), distribuídos entre as unidades do Hospital Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20); Porto Seguro (10 leitos), Juazeiro (10 leitos) e Feira de Santana (20). Do total de 170 leitos de UTI especializados no atendimento da Covid-19 previstos, 50 já foram abertos.

Turismo na pandemia

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) também divulgou protocolos sanitários que devem ser adotados durante o período de turismo no verão. Uma vez que essa estação do ano que o Estado da Bahia recebe um grande contingente de pessoas de outras regiões do Brasil, representando um risco potencial para agravar o cenário de infecções do Estado.

continua depois da publicidade

Das recomendações de segurança feitas pelo COES para combater a COVID-19 estão: a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, ao invés de salões fechados.