Serviços públicos internet banking: 2,4 mil operações estarão disponíveis

A intenção do governo federal é incluir serviços públicos entre as opções oferecidas digitalmente por meio dos serviços no internet banking. Dessa forma, o governo deverá fechar uma parceria com as instituições financeiras. continua depois da publicidade A expectativa do governo é de que na plataforma o cliente tenha acesso a 2,4 mil serviços públicos, […]

A intenção do governo federal é incluir serviços públicos entre as opções oferecidas digitalmente por meio dos serviços no internet banking. Dessa forma, o governo deverá fechar uma parceria com as instituições financeiras.

continua depois da publicidade

A expectativa do governo é de que na plataforma o cliente tenha acesso a 2,4 mil serviços públicos, dentre os quais limpeza urbana e pagamento do IPVA estarão incluídos. Já participam da plataforma do governo federal 13 estados e 74 municípios.

Serviços públicos internet banking: saiba mais!

O serviço já começou a ser disponibilizado pelo Banrisul, Banco do Brasil e Bradesco. De acordo com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, outros bancos públicos e privados estão no cronograma para oferecer o serviço.

continua depois da publicidade

“O governo autentica as pessoas num único lugar e, a partir daí, elas podem conseguir tudo que estão procurando (de serviço público) na plataforma”, disse o secretário.

Os serviços mais acessados são saque do abono salarial, obtenção de carteira de trabalho e solicitação do seguro-desemprego. O acesso à plataforma, por meio da conta bancária, será usado somente se o cliente permitir e, a qualquer momento, poderá cancelar a referida autorização.

Já estão cadastrados na plataforma cerca de 85 milhões de brasileiros, o que representa 63% das 134 milhões de pessoas que acessam a internet no Brasil. Durante a pandemia, foram digitalizados mais 460 serviços.

continua depois da publicidade

Quais serviços são ofertados?

Entre os principais serviços oferecidos pelo portal estão o Meu INSS, a carteira digital de trânsito, a carteira de trabalho digital e os pedidos eletrônicos de seguro-desemprego.

Assim, além de resolver pendências com a União, o usuário poderá pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados, quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de limpeza e de iluminação pública, administrados pelos municípios.

O Portal Gov.br é a nova proposta do Governo para integrar os canais oficiais de acesso aos serviços públicos com o objetivo de facilitar o acesso e consulta de informações, promover a identificação e autenticação dos usuários e gerar economia de recursos.

continua depois da publicidade

A nova plataforma fornece o acesso aos dados levando em conta diversos níveis de segurança compatíveis com o grau de exigência, natureza e criticidade das informações relacionadas ao serviço consultado.

Na prática, isso significa que o acesso a determinadas informações será condicionado as permissões que o usuário tiver dentro da plataforma.