Relacionamentos amorosos costumam começar de forma semelhante, envolvendo paquera e muito romantismo. Depois de um tempo, porém, é normal e esperado que a dinâmica do casal entre em uma rotina sem muitas aventuras e novidades — e é nesse ponto que alguns indivíduos começam a agir de forma tóxica.
Se você acha que a pessoa com quem você se relaciona já não se importa com os seus sentimentos, é preciso reconhecer como isso acontece para, então, reavaliar a relação. Veja, a seguir, alguns sinais clássicos de que os seus sentimentos foram deixados de lado:
A outra pessoa age de forma egoísta sempre
É claro que a individualidade de cada um deve ser sempre respeitada, mas se você nunca faz parte dos planos do seu companheiro, se ele não se importa em deixar você sem notícias ou esperando por horas a fio, é melhor abrir os olhos.
Você tem medo de criticar os comportamentos da pessoa
Se, quando você pontua os problemas na relação, a outra pessoa age de forma grosseira ou agressiva, com o tempo você acaba tendo medo de fazer críticas. A pergunta é: que relacionamento é esse que cala a sua voz?
Ele não presta atenção quando você fala
Depois de voltar de um evento, por exemplo, você começa a contar o que aconteceu, quem estava lá, como foi a recepção etc e a pessoa, em vez de prestar atenção, simplesmente ignora o que você diz. Péssimo, né? Se isso for frequente, então, nem se fala…
Você vive pedindo desculpas
Pedidos recorrentes de desculpas geralmente são uma reação a uma pessoa que se ofende com tudo. Se você pede desculpas por coisas simples e que, em outras situações, não seriam motivo para se desculpar, eis um grande sinal de alerta.
A outra pessoa demora para te responder
Se vocês estão juntos, namorando, e você manda uma mensagem que, mesmo tendo sido visualizada, demora horas para ser respondida, algo pode estar errado. Existem pessoas que usam o celular de forma regrada, mas se essa dinâmica de conversa mudou, ou seja, se antes ele respondia sempre rapidinho e agora demora horas, talvez exista uma mensagem por trás dessa atitude.
Lembre-se de que não vale a pena ficar em relacionamentos tóxicos ou desiguais em relação à dedicação dos envolvidos. Terminar pode ser a melhor opção, especialmente em longo prazo. Pense bem e crie coragem!