Estimular o cérebro diariamente nos ajuda a adquirir novas habilidades, manter o bom funcionamento do órgão, aliviar a ansiedade e o estresse, desenvolver o raciocínio rápido e até mesmo prevenir contra fatores de risco para demências.
Para manter o cérebro ativo, podemos utilizar de práticas diárias que nos exigem concentração, memorização, foco e atenção. Outras, no entanto, nos exigem descanso, relaxamento e alimentação saudável.
A seguir, confira 5 práticas diárias que irão ajudar a turbinar seu cérebro e deixá-lo ainda mais ágil.
1. Adquira novos conhecimentos
Turbine seu cérebro adquirindo novos conhecimentos e fazendo algo novo, como aprender um novo idioma, fazer um novo curso, se matricular em uma aula de dança ou de gastronomia. Aprender algo novo e viver novas experiências aumentam a flexibilidade do cérebro.
2. Estimule a sua mente
Outra prática diária para turbinar seu cérebro é estimular a sua mente. Isso pode ser feito através de palavras-cruzadas, quebra-cabeça, jogo de xadrez, jogos de estratégia, além da leitura e escrita.
3. Tenha uma vida social ativa
Uma vida social ativa é capaz de reduzir a taxa de declínio da memória em adultos mais velhos. Além disso, quem possui relacionamentos saudáveis, tem o costume de sair para se divertir com amigos, costuma ter um melhor desempenho cognitivo.
Então, crie laços de amizades saudáveis e interaja com seus amigos.
4. Alimentação adequada
De nada adianta você colocar todas práticas existentes para turbinar seu cérebro se não tiver uma alimentação adequada. A dica é ingerir, por exemplo, alimentos ricos em ômega 3 (salmão, atum, nozes, brócolis, etc.), vitamina E (óleos vegetais e sementes), frutas, vegetais e grãos integrais.
Vale a pena marcar uma consulta com nutricionista para verificar qual seria a alimentação ideal para fortalecer o seu corpo.
5. Tenha boa uma noite de sono
Uma boa noite de sono te proporcionará bem-estar físico e mental e ajudará a ativar as funções cognitivas. Por outro lado, a privação de sono pode afetar a sua memória e criatividade. Por isso, tente dormir sempre no mesmo horário e entre 7 e 9 horas por dia, a depender da sua necessidade.