Receita Federal libera consulta de novo lote residual da restituição

Para proceder com a consulta, o contribuinte deverá acessar o site da RF e navegar até a opção “Meu Imposto de Renda”. Saiba mais.

Nesta terça-feira (23/11), foi aberto pela Receita Federal a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. Conforme os dados da RF, cerca de 260.412 contribuintes terão acesso ao montante de R$ 450 milhões da restituição até o próximo dia 30 de novembro deste ano. Esses valores são depositados conforme as contas informadas pelos declarantes.

continua depois da publicidade

As restituições são referentes ao mês de novembro, mas também contempla exercícios anteriores. No mês de setembro, cerca de 870 mil contribuintes caíram na chamada malha fina, conforme foi amplamente divulgado pela imprensa após comunicado da Receita Federal.

Ao todo, foram entregues 36.868.780 declarações e, desse montante, cerca de 869.302 ficaram retidas na malha fina, o que corresponde a 2,4% das declarações que foram entregues.

continua depois da publicidade

Como consultar o lote residual

Para proceder com a consulta, o contribuinte deverá acessar o site da RF e navegar até a opção “Meu Imposto de Renda”. Na sequência, clicar na opção “Consultar a Restituição”. Será solicitado que informe alguns dados, como o CPF e a data de nascimento.

Feito isso, será necessário clicar para preencher os caracteres que serão solicitados como medida de segurança. Por último, o interessado deverá ir em “Consultar”.

Para quem preferir consultar via aplicativo, existe a versão gratuita para os sistemas operacionais Android e iOS. Basta pesquisar por Receita Federal e baixar o app da instituição.

continua depois da publicidade

Aqueles que não informaram uma conta corrente ou poupança para receber a restituição do Imposto de Renda deverão se dirigir até uma agência do Banco do Brasil, apresentando os seguintes documentos:

  • Documento com foto (CNH ou RG);
  • CPF;
  • Recibo de entrega da Declaração do Imposto de Renda.

Caso alguém queira mais informações por meio de telefone, pode ligar para a central de atendimento: 4004-0001.