Dia de Finados: saiba o que abre e fecha no feriado e na véspera

No feriadão do dia de Finados, alguns órgãos não estarão abertos ao público. Confira, a seguir, o que abre e o que fecha.

Além do feriado de Finados, que é no dia 02 de novembro, as repartições públicas concederam, nesta segunda-feira (01/11), o feriado do dia do Servidor Público, que é originalmente comemorado no dia 28 de outubro. Assim, resultou em um verdadeiro feriadão prolongado. Por isso, confira o que abre e o que fecha nestes dias.

continua depois da publicidade

De acordo com projeção da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a expectativa é de crescimento de pessoas nos aeroportos em comparação com o mesmo período do ano passado.

A ampla vacinação da população, além da emenda do feriado são as justificativas para a maior procura no período.

continua depois da publicidade

Dia de Finados: o que fecha?

Bancos

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), nas cidades onde não há determinação municipal ou estadual, os bancos funcionarão regularmente nesta véspera de feriado (01/11).

Já no dia de Finados, por ser um feriado nacional, nenhuma agência bancária terá atendimento no Brasil. Os clientes que desejam realizar algum tipo de movimentação devem recorrer aos caixas de autoatendimento, além dos canais digitais e remotos de atendimento.

Além disso, para efetuar o pagamento de contas de consumo, como é o caso de água, energia e telefone, os carnês que possuem vencimento no dia 02 de novembro de 2021 poderão ser pagos no dia seguinte sem correção de juros.

continua depois da publicidade

Demais serviços

As repartições públicas, em geral, como INSS, SAC e Prefeituras, devem estar fechadas nesta terça-feira de feriado.

Além disso, os comércios em geral e lotéricas poderão funcionar conforme entendimento do proprietário do estabelecimento.

A Bolsa de Valores deverá, nesta segunda-feira (01/11), realizar negociações normalmente, como ações, câmbio, derivativos e Tesouro Direto. No feriado nacional as atividades devem estar totalmente suspensas.

continua depois da publicidade

Próximos feriados em 2021

São aguardados ainda três feriados nacionais para este ano no Brasil, confira:

  • Dia de Finados: 02 de novembro de 2021 (nesta terça-feira);
  • Proclamação da República: 15 de novembro de 2021 (segunda-feira);
  • Natal: 25 de dezembro de 2021 (sábado).