Governo da Bahia declara situação de emergência por causa de chuvas

Foi declarada, pelo Governo da Bahia, situação de emergência em nove municípios. A causa foram as fortes chuvas no estado. De acordo com a decisão assinada pelo governador Rui Costa, o decreto valerá por 90 dias. A publicação será feita no Diário Oficial do Estado da Bahia nesta quarta-feira (4). continua depois da publicidade As […]

Foi declarada, pelo Governo da Bahia, situação de emergência em nove municípios. A causa foram as fortes chuvas no estado. De acordo com a decisão assinada pelo governador Rui Costa, o decreto valerá por 90 dias. A publicação será feita no Diário Oficial do Estado da Bahia nesta quarta-feira (4).

continua depois da publicidade

As cidades citadas foram Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão, por terem sido as mais prejudicadas pelas águas pluviais. Dessas, Ibicuí declarou estado de calamidade pública, enquanto João Dourado e Juazeiro ainda vão decretar no âmbito municipal acerca do problema. As outras prefeituras já determinaram situação de emergência.

O decreto define que “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.

continua depois da publicidade

Fortes chuvas na Bahia

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria da Silva, o período de chuvas na Bahia acontece entre final de outubro e o mês de março. Sendo assim, há grande possibilidade das cidades já afetadas continuarem sofrendo durante a época chuvosa.

“Vai ser recorrente se ouvir falar em chuva. Estamos no começo do período chuvoso, estamos saindo da estação mais quente do ano e as chegadas dos sistemas que provocam chuvas serão acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Também ocorrem a chuvas com volume mais elevado em poucas horas”, explica a especialista.

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, afirmou que a situação de emergência está controlada depois das chuvas de segunda-feira (2). No dia em questão, foram registrados quase 130 mm de chuva. “Temos muitos pontos de drenagem e a água toda escoou em 2h. Recebemos 111 ligações na segunda. Hoje, a situação está sob controle é apenas realizamos a limpeza. Alguns poucos pontos ainda possuem água”, disse.

continua depois da publicidade

Enquanto isso, a Superintendência da Defesa Civil da Bahia (Sudec) está atuando nos municípios baianos afetados. As cidades devem receber ações de ajuda para recuperação e reconstrução.